quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Melhores momentos da viagem a Campina Grande

Um modelo de liderança viável (parte 1)

Em Êxodo 18, encontramos uma das melhores lições de liderança que a Bíblia registra. Alí, através dos conselhos de Jetro, sogro de Moisés, podemos conhecer qual o modelo de liderança que é mais viável na condução do povo de Deus.

Na primeira parte da passagem, encontramos um modelo de liderança muito utilizado e visto ainda hoje em muitas igrejas de nossa denominação. É o modelo do “líder-faz-tudo”, aquele em que o líder é a pessoa mais capacitada da igreja, possui quase todos os dons espirituais, sabe tocar instrumentos musicais, prega como ninguém, participa das reuniões de todos os departamentos da igreja, é um excelente evangelista, visita hospitais, residências de irmãos e até a penitenciária, e ainda encontra tempo para ser o motorista da igreja nos finais de semana. É construtor, eletricista, encanador, sabe cozinhar e na hora do futebol ainda serve como juiz, e, se algum atleta faltar, é capaz de arriscar a posição de goleiro. Sem ele, a igreja fica paralisada e todos sempre o aguardam para dar a última palavra...

Um estilo de liderança desse tipo, a principio, pode parecer viável, e até espiritual, mas com o passar do tempo revelará perigos e ciladas de enormes proporções tanto para o líder, como para a própria comunidade:

* Favorece o personalismo, dando ao líder o status de imprescindível. Em outras palavras, “sem mim vocês não podem fazer nada”. (Ex. 18:13-16).

* Paralisa a comunidade, tornando os liderados uma massa inoperante e sem iniciativa e ainda inibe o surgimento de novos líderes, pois “se só ele sabe fazer, podemos descansar e ficar esperando as decisões...”(Ex.18:13,14).

* Envolve o líder numa esfera de “superespiritualidade”, tornando-o canal exclusivo da manifestação da vontade de Deus. Observe que a resposta de Moisés traz uma justificativa espiritual para a sua postura centralizadora. Muitos líderes de hoje disfarçam sua liderança centralizadora com argumentos semelhantes: “Deus fala comigo...” (Êx. 18:15)

* Gera sobrecarga para o líder, levando-o a um estresse desnecessário que poderá levá-lo a um colapso físico e emocional: ”Desfalecerás...” (Êx.18:18).

* Desgasta a figura do líder perante os liderados que mais cedo ou mais tarde se cansarão de uma presença tão centralizadora dominando a vida da comunidade: “Que é isso que fazes ao povo?”(Êx.18:14).

Por essas e outras razões, podemos assegurar que o estilo de liderança exercido por Moisés antes da chegada do seu sogro ao acampamento dos hebreus, foi um modelo inviável. Foi inviável naquela ocasião e continua sendo inviável para qualquer comunidade dos dias atuais, podendo trazer prejuízos irreparáveis tanto para quem lidera, como para quem é liderado...

Mas, afinal, qual o modelo de liderança viável para conduzir o povo de Deus? (Confira no próximo boletim)...

Nossa igreja em Missões!

É comum valorizarmos mais as ações dos outros do que as nossas próprias. Assim, sempre achamos o máximo o que a comunidade X ou Y está realizando em determinada área e consideramos insignificante aquilo que nós mesmos fazemos. Não há dúvida que precisamos ser exigentes com o nosso próprio desempenho, contudo, não podemos desprezar os progressos que o nosso Deus nos concede no exercício de nossa missão.

Pensando nisso, resolvemos registrar nesse espaço a nossa gratidão a Deus pelas grandes conquistas obtidas desde o ano passado na área de missões:

  • Abraçamos o desafio de sustentar sozinhos o Seminarista Felipe depois de 3 anos de parceria c/ a UIECB. Fomos vitoriosos e agora o nosso irmão Felipe já encontra-se entre nós para encaminhar o projeto da emancipação da Congregação da Maringá.
  • Implantamos o Campo Missionário de Curaçá em parceria com o DEM, após vários meses batalhando em busca de sustento e dos obreiros certos para aquela empreitada.
  • Construímos a 1ª etapa do galpão da Congregação da Maringá e agora falta apenas mais alguns retoques para fazermos a mudança para nosso próprio salão.
  • Atualmente somos parceiros de oração e de sustento dos seguintes Missionários: Ulisses e Lu(JOCUM), Carol(India) e Ailton e Neuminha(Curaçá).
  • Realizamos o Projeto “Com Cristo na Estrada 2011” com muito entusiasmo e muita ação missionária, através do qual, ganhamos 17 adultos para Cristo e um número bem maios de crianças...

Que todo o louvor e toda a glória sejam para Deus! Quanto a nós, que tenhamos forças para darmos continuidade a esses projetos e iniciarmos outros novos com a participação de todos os membros de nossa 1ª Igreja.

Você faz parte dessa vitória! ALELUIA!

Fique por dentro… 51ª Assembléia Geral

De 31 de jan. a 05 de fev de 2011

Campina Grande/PB

As Assembléias Gerais(A.G.), são realizadas a cada 2 anos em locais previamente escolhidos pela diretoria da UIECB. As A.G. representam o maior poder deliberativo na estrutura administrativa da União das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil, e possui, como principais atribuições, a aprovação do Plano de Atividades Bienal, a eleição da Diretoria da Junta Geral, do Conselho Fiscal, dos Conselhos dos Departamentos da denominação e a prestação de contas da Gestão que se encerra. Delibera sobre temas de elevada importância que são encaminhados pelas igrejas filiadas dentro do prazo estabelecido pelo seu Regimento Interno e tem poder de nomear as comissões que se fizerem necessárias para a concretização de seu Plano de Metas.

O presidente que termina o mandato tem a responsabilidade de dirigir os trabalhos da Assembléia até o momento em que o novo presidente é eleito e, em seguida, empossado, quando, então, assume a presidência pelos próximos dois anos...

Cada igreja filiada pode enviar até 3(três) delegados efetivos(votantes), e quantos delegados consultivos(não-votantes) quiser para a A. G.

Nossa igreja nomeou como delegados efetivos para esta A. G. os seguintes irmãos: Pr. Altemar Ribeiro de Oliveira, Pb. Daniel Barbosa de Miranda e o irmão Moisés Barbosa de Miranda. Além disso, estão representando nossa igreja, como delegados consultivos os seguintes irmãos: Miss. Eudene, Dca. Mônica, Dc. Levi, Elianderson, Joaquim Jr., e Denise.

A parte musical estará a cargo do nosso irmão Levi Carvalho e sua banda, composta também por irmãos de outras igrejas de nossa cidade.

Uma curiosidade importante sobre esta A. G., é que ela está acontecendo na Região Nordeste somente depois de 25 anos da última, realizada em Salvador/BA. Nesse intervalo, sempre ocorreu em outras regiões do país, principalmente no Sudeste...

Boletim Fevereiro de 2011

"(Desculpem o atraso!)”

NOVIDADES DO MÊS

  • Nossa igreja terá 13 representantes na Assembléia Geral em Campina Grande/PB, nos próximos dias. Entre estes estará a Banda do nosso Dc. Levi que será a responsável pela parte musical do evento.
  • Já está em andamento a Campanha da Kombi nova! Pegue seu envelope como irmão Anselmo e faça sua oferta todos os meses, pois estamos na expectativa de efetuarmos a compra ainda neste semestre!
  • A 1ª Assembléia ordinária do ano será realizada no dia 26(sábado) às 19:00hs. Encaminhe sua proposta até ao dia anterior à assembléia.
  • O Pr. Altemar estará realizando palestras alusivas aos grupos familiares que serão implantados ainda neste mês. Os interessados em receber Grupos em sua residência e/ou liderar esses grupos, devem procurá-lo para maiores detalhes...
  • Os irmãos que desejam receber este boletim em on line devem deixar seu endereço eletrônico na secretaria da igreja c/antecedência.

clip_image002 

CANTINHO DA ORAÇÃO

  • Vamos orar pela Assembléia Geral da UIECB entre os dias 31 de Janeiro e 05 de fevereiro...
  • Oremos pelo irmão Felipe para que tenha um ministério frutífero entre nós!
  • Não esqueça de nossos missionários: Ailton e Neuminha em Curaçá, Ulisses e Lu em Salvador e Carol, na Ìndia. Orem também pelo missionário Deison.
  • Ore por mais novos convertidos em nossa igreja
  • continue pedindo em favor das Congregações da Maringá e Ebenézer.
  • Ore pela compra do nosso veículo novo para este semestre.
  • Nosso irmão Levi está lançando o seu 2º CD nos próximos dias. Ore para que seja um trabalho abençoado por Deus e que tenha muita aceitação no meio evangélico

 

ANIVERSARIANTES

DIA

ANIVERSARIANTE

DIA

ANIVERSARIANTE

02

Marcos Santos Barros

12 Cleslenilce P. da Silva

05

Márcio Frank L. Souza

18 Cintia da S. Oliveira

09

Karina Borges Santos

18 Risete Dias Aguiar

12

José Bino de Amorim

18 Adriana da Costa Viana

12

Aluisio Soares de Souza

21 Aninha Sampaio
  23 David Amaral Viana

PROGRAMAÇÃO DO MÊS

DOMINGO:

Dia 06: LOUVOR E PREGAÇÃO

Organização/Direção: União de Homens

Pregador: Pr. Altemar

Recepcionistas: Coimbra e Antonio

Crianças em adoração: Raquel e Priscila

Dia 13: DOMINGO MISSIONÁRIO

Organização/Direção: Ministério de Ev. e Missões

Pregador: Pr. Altemar

Recepcionistas: Givanete e Socorro Rodrigues

Crianças em adoração: Stella e Misael

Dia 20: LOUVOR E PREGAÇÃO

Organização/Direção: União de Mocidade

Pregador: Felipe

Recepcionistas: Dany e Samuel Filho

Crianças em adoração: Joice e Poliana

Dia 27: LOUVOR E PREGAÇÃO

Organização/Direção: União de Adolescentes

Pregador: Pr. Altemar

Recepcionistas: Catarine e Anderson

Crianças em adoração: Miss. Eudene e Cida

QUARTA-FEIRA(Culto de Doutrina)

Estudo:                   Louvor:

Dia 02 – Dc. Silvio     Anselminho

Dia 09 – Pr. Altemar  Aline

Dia 16 – GRUPOS FAMILIARES...

Dia 23 – GRUPOS FAMILIARES...

OBS: As residências serão informadas a partir do dia 09...

SEXTA-FEIRA(Tempo de Despertar!)

Dirigente:              Louvor:

Dia 04 – Cida           Joseane

Dia 11 – Waltenice   Dc. Levi

Dia 18 – Aline          Julio Renneth

Dia 25 – Risete        Anselminho

ATIVIDADES DE SÁBADO

Dia 05– Vale Jovem (Org. UMEC)

Dia 12 – Ativ. Evangelística (Org. MIn. de Evang. e Missões)

Dia 19 – Aviva Vale (Org. UAF)

Dia 26– Assembléia Ordinária (Org: Pr. Altemar)

 

 

Domingo Vigilância Púlpito
06 Dc. Rosivaldo Dc. José Carlos
13 Dc. José Carlos Dc. Silvio
20 Dc. Rosivaldo Pb. Daniel
27 Dc. José Carlos Dc. Levi
  SANTA CEIA (dia 13): Dc José Maria  
  Visita pastoral a Ebenezer  

 

SERVIÇO DOS OFICIAIS

Domingo

Comissão de Vigilância

Púlpito

06

Dc. Rosivaldo

Dc. José Carlos

13

Dc. José Carlos

Dc. Silvio

20

Dc. Rosivaldo

Pb. Daniel

27

Dc. José Carlos

Dc. Levi

     

SANTA CEIA(Dia 13): Dc. José Maria

Visita pastoral à Ebenézer:

 

 

CONGREGAÇÃO DA MARINGÁ

Domingo(Escola Bib. Dominical 9:30hs.) Responsável do mês: Dc. José Maria

Domingo (Culto noturno 18:00hs)

06- Dirig: UAF / Pregador: Dc. Zé Maria

13- Dirig: UHEC / Pregador: Carlos

20- Dirig: UAC / Pregador: Pr. Altemar

27- Dirig: Cristiane / Pregador: Júnior

Quarta-feira:

Estudos c/ o Dc. Zé Maria

Sexta-feira: (Reunião de oração)

04 – Tatiane 11 – Cristiane

18– Janilde 25 – Patrícia

Contador de visitas

Previsão do tempo

CD Levi Carvalho
-Memorando
ADQUIRA JÁ!

Seguidores

Pastor Altemar Ribeiro

Pastor Altemar Ribeiro
Contato: (74) 3065-3614 - pastor_altemar@hotmail.com