quarta-feira, 27 de abril de 2011

7º Congresso Regional de Missões

SDC19807

Nos dias 21 a 23 de abril, no SESI de Petrolina, aconteceu o 7º Congresso Regional de Missões da Associação do Vale do São Francisco.

Esta edição do Congresso ocorreu em parceria com a 34ª Associação(Associação Baiano-sergipana), fazendo do evento uma festa “Bi-regional”, no qual, igrejas de ambas as Regiões encontraram-se numa linda demonstração de unidade e congraçamento. É digna de nota também, a representação das igrejas e campos do Piauí, que recentemente foram incluídos no rol da Associação do Vale do São Francisco. O Pr. Euclides, da IEC Parnaíba, O Miss. Ricardo, da IEC de Teresina, O Miss. Coutinho de Campo Maior e o Miss. Rotenildo, do Campo de Piripiri.

A última vez que tivemos um Congresso assim, com as duas Associações unidas, foi na semana santa de 2007, na cidade de Feira de Santana, aonde mais de 600 congressistas abrilhantaram a festa. O 7º Congresso ocorreu no Sesi de Petrolina, tendo a seguinte programação: Na quinta(21) as atividades começaram por volta das 9:00hs, com uma palavra devocional e em seguida, as Associações realizaram suas plenárias em auditórios separados. Após o almoço, novas plenárias no âmbito de cada associação e à noite foi dada a abertura oficial do Congresso propriamente dito, com os louvores sendo conduzidos por Levi Carvalho e Banda e a mensagem, pelo Pr. Hans Walter Shultz, representante da WEC Internacional para as Américas. Nesse mesmo culto, o Presidente da UIECB, Pr. Osvaldo Lopes dos Santos, oficiou a cerimônia de posse das diretorias recém-eleitas nas duas Associações:

17ª Associação - Presidente: Pr. Washington Daniel, Vice: Pr. Joacil Cordeiro, 1ªSec. Cristiane de Oliveira, 2ª Sec: Célia Magalhães, 1ª Tes. Geíse de Almeida e 2ª Tes. Maria José.

34ª Associação – Presidente: Pr. Elvis Kleiber, Vice: Pr. Carlos Roberto, 1º Sec. Pr. Antonio Jackson, 2ª Sec. Maria da Paixão, 1º Tes. Pr. Alexandre Vaz e 2º Tes. Pr. Anderson Lima.

Na sexta(22) e sábado(23), várias atividades foram realizadas sob a direção dos líderes regionais, pastores e federações regionais. Além disso, no dia de sábado houve um espaço dedicado ao lazer dos congressistas que aproveitaram para passear pela cidade, tomar um banho de piscina ou jogar aquele futebolzinho de salão...

O encerramento se deu na noite de sábado, quando centenas de irmãos das igrejas de Juazeiro e Petrolina vieram para prestigiar o evento. Houve muito entusiasmo durante todo o culto, quando a Banda convidada e o pregador estiveram realmente inspirados pelo Senhor. Para fechar com chave de ouro, todos os presentes foram convidados pelo Pr. Altemar para uma grande manifestação de comunhão através da celebração da Ceia do Senhor com todos os pastores e oficiais das duas Associações à frente. Foi uma linda demonstração de comunhão e unidade!

Que Deus continue abençoando essas queridas Associações e que o seu progresso seja sempre notório! Parabéns!!!

sábado, 16 de abril de 2011

UMEC divulga Plano Diretor para 2011

UNIÃO DE MOCIDADE EVANGÉLICA CONGREGACIONAL

I IEC DE JUAZEIRO

PLANO DIRETOR/ EXERCÍCIO 2011


1- APRESENTAÇÃO- Colocamos diante dos sócios o Plano Diretor preparado pela diretoria da UMEC, no qual será usado como base para as atividades desenvolvidas no departamento.

2- JUSTIFICATIVA- Faz-se necessário para planejamento das atividades do departamento, e para o estabelecimento de metas a serem atingidas no ano de 2011.

3- OBJETIVOS- Os objetivos deste plano são os seguintes:

  • Oferecer aos sócios da UMEC um esboço das atividades que se almeja desenvolverem no departamento durante o ano de 2011.
  • Estabelecer alvos, princípios e estratégias para o serviço da UMEC da I Igreja Evangélica Congregacional de Juazeiro/ BA.
  • Buscar despertar nos sócios um maior envolvimento e cooperação nas atividades e projetos do departamento, e da igreja local.

4- DECLARAÇÃO DE VISÃO- “Ser um igreja acolhedora, cumprindo a tarefa de formar discípulos que vivam para adorar a Deus, servir à comunidade, honrar a família e proclamar o Evangelho do Reino”.

5- MOTO- “ O Senhor é a nossa força, o nosso cântico e a nossa salvação”. Ex. 15. 2a.

6- METAS:

  • Mensalidade: R$ 2,00 (dois reais) por sócio;
  • Realizar os encontros do departamento durante as terças- feiras, no período noturno;
  • Organizar e realizar o VALE JOVEM;
  • PROJETO ADOTE + 1: cada sócio se responsabilizará por outro, ligando, conversando, atualizando-o das atividades do departamento e da igreja. Promovendo assim uma união e maior amizade entre os jovens;
  • Prestar assistência aos jovens das congregações (visitas, intercâmbios e etc.);
  • Organizar e realizar o ANIVERSÁRIO DA UMEC, que acontecerá nos dias 03 e 04 de setembro de 2011.
  • Realizar as comemorações dos aniversariantes trimestralmente;
  • PROJETO ADOTE UM MISSIONÁRIO: adotar um missionário, orando, contribuindo financeiramente e mantendo contato, no período de um ano;
  • PROJETO CENTÉSIMA OVELHA: buscar trazer de volta, jovens que se encontram afastados da igreja e do departamento.
  • procurar realizar atividades extras - financeiras (feira da pechincha, cantinas, sorteios e etc.) de maneira a adquirir verbas, para a realização das nossas atividades, pagamento das mensalidades da FEMEC, e oferta para o missionário;
  • Participar e colaborar com as atividades da FEMEC;
  • Participar do EMCONE (Encontro de Mocidades Congregacional do Nordeste);
  • Realizar atividades extras (passeios, viagens, comemorações e etc.).

Diretoria:

Presidente: Gerdiene Thialla dos Santos Ferreira

1ª vice-presidente: Aline Duarte de Miranda

2º vice – presidente: Américo Junior

1º secretário: Danielli Cristine Procópio de Miranda

2º secretário: Tárcio Pereira de Castro

Tesoureira: Socorro Rodrigues

 

Juazeiro-BA. 27 de Fevereiro de 2011

sexta-feira, 8 de abril de 2011

7º Congresso Regional de Missões. Como tudo começou…

image

Corria o ano de 1998, o presidente da Junta Regional(atual Associação Regional) era o Pr. Osvaldo Lopes dos Santos, hoje presidente da UIECB. Naquela época, ainda não existia a 34ª Associação, pois éramos todos a 17ª R.A. O envolvimento missionário era muito pequeno por parte das igrejas que compunham a Região e poucos eram os pastores que investiam de maneira organizada no desenvolvimento da visão missionária da igreja local. A maioria das igrejas da Região nunca tinha realizado uma conferência missionária e poucas eram aquelas que tinham um Ministério de Missões atuante.

Tendo estudado em uma escola voltada para missões e percebendo a grande lacuna que havia em nossa região, o Pr. Altemar, apoiado pelo Pr. José Milton, da 1ª IEC de Feira na época, entendeu que um evento de grande porte como um congresso de missões ajudaria todas as igrejas a adotarem uma dinâmica mais voltada para o tema que para ele era o de maior importância na tarefa da igreja. Assim, naquela plenária propõe que seja implantado no calendário da Região o Congresso Regional de Missões, que deveria ocorrer a cada 2 anos com uma agenda que envolvesse o despertamento das igrejas e principalmente dos jovens para o compromisso com a obra missionária. A proposta foi aprovada pela maioria, e no ano seguinte(1999), acontecia o 1º Congresso Regional de Missões, nas dependências do Seminário Batista de Feira de Santana, tendo como Preletores o Pr. José Rosifran(Missão AMEM), o Pr. Eleazar Duarte(DEM) e um casal de missionários africanos: Miss. César e sua esposa Miss. Nela. Mais de 200 irmãos compareceram e daí por diante, a idéia foi-se consolidando ao ponto de estarmos realizando nesse ano a 7ª edição do mesmo, na cidade de Petrolina(Os três primeiros foram realizados em Feira de Santana, o 4º em Miguel Calmon, o 5º em Feira de Santana novamente, e o 6º, em Juazeiro).

Não há dúvida de que o Congresso de Missões ajudou bastante a nossa Região no desenvolvimento de uma visão e uma dinâmica missionária mais eficaz ao ponto de todas as nossas igrejas estarem atualmente bastante comprometidas com a obra missionária.

Provação e Sabedoria

A provação é o método que Deus usa para aprovar seus filhos. Nenhum cristão verdadeiro está livre da metodologia utilizada por Deus. Mas o que fazer diante da prova? Qual deve ser o comportamento do crente diante deste processo?

A carta de Tiago tem as respostas apropriadas às perguntas feitas acima. Vejamos, então, os conselhos de Tiago:

O verso 2 nos ensina algo importante sobre a provação, ele afirma que devemos nos alegrar com a provação. Isto não significa que não podemos nos entristecer, pelo contrário, apenas aponta para nossa confiança no alvo final de Deus, que é nossa aprovação. É óbvio que podemos gemer, pois Deus sabe que somos pó, mas o resultado final de tantas provações nos enche de alegria, pois sabemos que o fim desejado por Deus para nós está se cumprindo.

A provação tem caráter variado, é a ideia de multiforme, ou seja, várias formas de provações. Apesar desta variação de provas, nos tornamos sabedores de que estes eventos produzem perseverança (cf o verso 3). Esta é a palavra-chave deste bloco e dos seguintes. Perseverar é se manter firme quando tudo parece dar errado. Esta perseverança deve ter trabalho completo, deve nos tornar perfeitos, ou seja, completo em todas as partes, porções.

Mas o fato é que alguma parte pode faltar em nós. Aqui em Tiago o que falta é sabedoria. Tiago trata deste assunto até o verso 8. Este texto parece não ter conexão com os versículos anteriores. Contudo há ligação natural entre os versos anteriores e estes. A provação tem como alvo final nos tornar completos, sem falta em nenhuma parte. Contudo é comum nas provações agirmos sem sabedoria. Por esta razão é necessário que sejamos humildes e peçamos sabedoria a Deus. Os descrentes costumam agir por impulso nos momentos de dificuldades, também podemos agir assim. Mas o fato é que devemos ser completos em todas as dimensões da vida e sabedoria é uma parte extremamente necessária. Deus dá tal sabedoria sem lançar em rosto, não joga na cara; ele dá liberalmente.

Todavia, uma condição é estabelecida na hora de pedir a Deus sabedoria. Não devemos duvidar. Tiago utiliza duas figuras para ilustrar este problema. Primeiro tal homem é semelhante às ondas do mar. Não há local fixo para as ondas, a inconstância é a marca. Em segundo lugar, Tiago compara o crente duvidoso ao homem que tem duas almas. Tal homem não tem segurança nas suas decisões, ora ele é dirigido por uma alma, ora por outra. Tal homem nada recebe de Deus, pois é inconstante em todos os seus caminhos.

Este ensino inspirado tem muito a nos dizer. Na provação devemos nos alegrar e se algo nos faltar, sabedoria, por exemplo, devemos pedir a Deus sem duvidar. Deus vos abençoe.

Miss.Felipe Alves

Boletim Abril de 2011

Novidades do mês:

  • Continuamos firmes na campanha p/ aquisição da nova Kombi! CONTRIBUA: Ag.3045-7 C. Poup. 40159-5(Bradesco) ou pegue o seu envelope em nossos cultos...
  • Adolescentes promovem Curso de Evangelismo no dia 02(sábado) às 13:30h.
  • A santa ceia será realizada no dia 17(domingo), após a EBD. Todos os membros em comunhão estão convidados, inclusive os da Congregação da Maringá.
  • Será realizado nos dias 21 a 23 no SESI Petrolina o 7º Congresso de Missões de nossa Associação. Informe-se e participe!
  • A Capelania Escolar estará visitando o Campo de Curaçá nesse dia 09 para dar suporte ao trabalho do Missionário Ailton naquela cidade. (Pb Daniel).
  • Prepare-se com antecedência para o Retiro 2011! Será nos dias 27 a 29 de Maio na Chácara Pedra. Taxa: 50,00. Preletor: Pr. Adélio Jr.(IEC/Sento-sé). Louvor: Min. de Louvor da IEC/Sento-sé. Informações: Cristiane(8809-5242).
  • O Coral Vozes de Vitória já está ensaiando todas as quintas às 19:30h.
  • O Min. de Evangelização e Missões já está vendendo ingressos para o Almoço Especial do dia das Mães. Será no Espaço de Convivência da Univasf. Garanta logo o seu! O valor será de 5,00. (Informações c/Joseane).

Contador de visitas

Previsão do tempo

CD Levi Carvalho
-Memorando
ADQUIRA JÁ!

Seguidores

Pastor Altemar Ribeiro

Pastor Altemar Ribeiro
Contato: (74) 3065-3614 - pastor_altemar@hotmail.com