domingo, 9 de outubro de 2011

Kombi e Enomi…

Pela graça de Deus recebemos a nossa Kombi zero Km no dia 09 de setembro, já toda documentada e pronta para ser utilizada. A mudança em relação a outra é bastante visível: Enquanto a outra era para 9 passageiros, esta é para 12. O motor da outra era de fusca, agora é de Fox, 1.4, total flex. A outra era refrigerada a ar, esta é à água. A altura e o design da nova melhorou bastante também...

Mas afinal, o que tem a ver Kombi, com Enomi?

Tudo! Pois foi na Kombi que os irmãos: Dc.Teobaldo, Alex(2ª IEC), Pr. Joacil(4ªIEC), Jailton(IEC/Sento-sé), Miss. Rosilene(IEC Ágape), Miss. Ailton(Campo de Curaçá), Dc. José Carlos, Pr. Altemar, Gilmar, Miss. Eudene e Davi(1ª IEC), foram para o 4ºENOMI-Encontro Nordestino de Missões, na cidade de S. José de Mipibu, próximo a Natal/RN.

Isso mesmo, fomos de Kombi! Foi o “batismo de fogo” da nossa branquinha, que percorreu os seus primeiros 2.000 km numa tarefa missionária abençoadíssima! Levou os irmãos de nossa Associação para participar de um evento que falou muito ao coração das igrejas do Nordeste.

Foram dias de grande edificação. Nossa Associação levou uma das maiores representações que, além dos acima relacionados, foi composta ainda pelo Pr. Samuel, sua esposa Tânia e mais uma filhinha(IEC/MIguel Calmon), Pr. Washington Daniel, presidente regional, Pr. Gerson(IEC/Petrolina) e, Pr. Marcos, mais 4 irmãos da IEC/Xique-xique, que foram de carro próprio.

No culto de abertura houve a tradicional entrada de bandeiras, muito louvor c/ o Pr. Bartolomeu e a palavra sempre abençoada, ministrada pelo Pr. Aurivan Marinho. Nos outros dias, as palestras e pregações foram alternadas entre obreiros da UIECB e da Aliança, com destaque para a pregação do nosso presidente, Pr. Osvaldo Lopes dos Santos, na noite de sábado. No primeiro(sexta) dia o Pr. Altemar foi um dos palestrantes ministrando sobre o tema: “Consolidando os frutos através do discipulado”.

Foi um encontro muito agradável e edificante realizado no acampamento Mardunas, local aprazível e com muitas opções de lazer e esporte. Pena que não deu tempo nem para molhar a pontinha do pé na piscina... Enquanto nós, adultos, participávamos das palestras, Davizinho não perdia tempo: Fazia amizades na sala de jogos e na piscina... (como é bom ser criança!!!).

Que as experiências adquiridas nesse ENOMI possam ser ricamente utilizadas em nossas igrejas e também na nossa Associação Regional, cooperando para o crescimento e prosperidade da pregação do evangelho aqui no Vale do S. Francisco!

 

Confira algumas fotos do Enomi:

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Onde foi parar o evangelismo?

Participamos, no último final de semana(29/09 a 02/10), do 4º ENOMI (Encontro Nordestino de Missões), nas proximidades de Natal, RN. O tema foi: “Este é o tempo: Levantai-vos”!

A reflexão que mais chamou a minha atenção foi a de que a maioria das igrejas tanto da Aliança como da União, precisam voltar a colocar mais ênfase na obra do evangelismo. Sim, porque apesar do pioneirismo Congregacional que nos é comum, contabilizamos um crescimento numérico irrisório, levando em consideração o longo tempo decorrido.

Pensando nisso, comecei a me perguntar: Aonde foi parar o evangelismo que havia na agenda da maioria das nossas igrejas? Sim, porque no extenso calendário de nossas igrejas, há espaço de sobra para quase todos os “propósitos debaixo do sol”, menos para o evangelismo. Já vai longe, o tempo em que os irmãos se reuniam sábado ou domingo à tarde para evangelizar nas praças, ruas, hospitais ou presídios. A juventude, a União feminina e até os varões, planejavam campanhas criativas para alcançar os perdidos e todos voltavam cheios de entusiasmo com os frutos conquistados... Não havia calor, ou frio, que intimidasse a ação evangelizadora da igreja que, a pé, em lombo de animal, ou mesmo de caminhão, se lançava com ardor aos “campos brancos para a ceifa”. Tempos bons, em que os irmãos convidavam os amigos para a igreja e, durante o culto, oravam incessantemente para que na hora marcada, eles atendessem ao apelo vindo do alto de um púlpito criativo e cheio de autoridade do Espírito Santo. Há espaço para tudo nos cultos dos nossos dias: Político pedindo voto para, caso eleito, ajudar na reforma do templo; homenagens, com ares de idolatria a esse, ou aquele figurão da igreja que muito ajudou na implantação do trabalho; espaço para desafinados cantarem músicas sem pé nem cabeça e que no fim, não tem mensagem nenhuma; coreografias descontextualizadas com a realidade da igreja e da ocasião, que apenas fomentam rivalidade entre os adolescentes e produzem aplausos que não são para Jesus, e massageiam o ego. Para completar, ainda gasta-se o tempo dos departamentos da igreja, realizando visitas somente aos crentes,e fazendo passeios em que o interesse está apenas na diversão e nos comes e bebes. Isso, sem falar nos shows gospel e louvorzões, que pouco tem de diferente dos eventos mundanos. Por fim, muitos alegam que não devolvem o dízimo porque os eventos da igreja consomem todo o recurso das famílias...

Onde foi parar o evangelismo, diante de tantas distrações religiosas que foram acrescentadas à vida da igreja? Como pode sobrar tempo para o evangelismo se o ativismo criado pela própria igreja, absorve toda a força e recursos da comunidade? Para piorar, atividades de consagração como o jejum, as vigílias de oração, os estudos bíblicos e as campanhas de oração, são negligenciados, e, quando acontecem, atraem apenas uns poucos “gatos pingados” que podem ser contados nos dedos das mãos...

Volto desse Enomi, com a sensação de que precisamos nos arrepender e devolver ao evangelismo o lugar de honra estabelecido pelo Senhor Jesus e seus apóstolos na agenda da igreja. Caso contrário, pouco adianta realizar congressos, conferências e cultos missionários. As nossas igrejas continuarão marcando passo, e o crescimento será apenas um sonho distante de uns poucos visionários!

Que Deus tenha misericórdia de nós!!!

Boletim Outubro de 2011

NOVIDADES DO MÊS

  • Adquirimos a Kombi, mas continua a campanha p/ o pagamento das parcelas: 48 X 1.167,00. Contamos c/ a sua contribuição mensal!
  • A campanha “Dezembro sem fome” será lançada no dia 16(domingo) após a EBD. Todas as capelanias estão convocadas para uma reunião no dia 14(sexta), às 20:30h, no templo. A reunião será p/ definir as estratégias p/ este ano.
  • A União de Homens estará comemorando o seu aniversário nos dias 15 e 16, e terá como pregador, o Pr. Eliseu Rocha da Igreja Cristã Evangélica de Remanso/BA.
  • Haverá Assembléia ordinária no dia 22(sábado), às 19:00h. Todos os membros estão convocados!
  • Atenção, líderes de departamentos! Apresentem suas sugestões de diretorias ao Pastor até o dia 22. Os candidatos só deverão ser consultados após este contato c/ o Pastor.
  • A FEUAF está promovendo o 1º Retiro Infantil das IEC de Juazeiro. Todas as crianças estão convidadas: Dia 11, às 20:00h: Noite do Pijama nas respectivas igrejas. Dia 12, às 8:00h: Saída para a Chácara p/ um dia de lazer e diversão. Taxa: 5,00.
  • Todos os oficiais e líderes de Departamentos e Ministérios estão convidados para um mini-retiro p/ estudo do Plano Diretor 2012/2013. Será no dia 30(domingo) no período da EBD. Sáida às 7:30 da porta do templo.

ORAÇÃO

  • Agradeça a Deus pela aquisição da nova Kombi;
  • Interceda pelos novos líderes que assumirão os departamentos;
  • Continue orando pelos nossos missionários;
  • Agradeça a Deus pelos jovens que participaram do EJC;
  • Interceda pelos candidatos ao batismo;
  • Peça a Deus sabedoria na escolha dos novos oficiais.

ANIVERSARIANTES

DIA

ANIVERSARIANTE

DIA

ANIVERSARIANTE

Zenaide M. Fernandes

10

Julio Celestino

05

Moisés B. de Miranda

12

Ricardo Costa

05

Tatiana Soares

12

Antoni R. da Silva

06

Gilmar Salino

16

Raísa Mirella

06

Pr. Altemar

19

Geralcina dos Santos

07

Dc. Robson

19

Paulo dos Santos Filhos

07

Vítor Gustavo(Curaçá)

20

Givanete de Oliveira

08

Levi Felipe Carvalho

22

Denísia M. da Cunha

08

Juliana Carvalho

24

Felipe Rodrigues

08

Max Carlos da Silva

29

Claudemira Tamarindo

08

Antonio Lubarino

29

Feliciano dos Santos

10

Gardênia Acácia

   

Contador de visitas

Previsão do tempo

CD Levi Carvalho
-Memorando
ADQUIRA JÁ!

Seguidores

Pastor Altemar Ribeiro

Pastor Altemar Ribeiro
Contato: (74) 3065-3614 - pastor_altemar@hotmail.com