sexta-feira, 4 de março de 2011

Um modelo de liderança viável (parte 2)

O modelo de liderança exercido por Moisés até à chegada de seu sogro, foi um modelo bastante inviável, pois centralizava toda a ação da comunidade na pessoa do líder. Vimos que tal postura traz prejuízos não apenas para quem lidera, mas também para quem está sendo liderado.

Já no modelo ensinado por Jetro(e depois adotado por Moisés, veja Deuteronômio 1:15-18), o trabalho do líder torna-se viável, abrindo espaço para o desenvolvimento de uma mentalidade de interdependência entre líderes e liderados.

Vejamos, então, quando uma liderança torna-se viável:

- Quando o líder é bom ouvinte(v.19). Observe que Jetro anuncia que vai aconselhá-lo, e Moisés não se sente ofendido com isso. Muitos líderes, por conta de sua posição, perderam a capacidade de aceitar conselhos, tornando-se irredutíveis em suas idéias.

- Quando o líder assume a postura de intercessor do povo(v.19) Diante de Deus, o líder é um representante da comunidade que por ela intercede constantemente, apresentando no altar da oração, as causas e necessidades do povo.

- Promove ensino nos níveis: Intelectual, prático e ético (v.20). A tarefa do líder é ensinar a Palavra de Deus “...Estatutos e leis”, o serviço ao seu Reino “...A obra que devem fazer” e a vida santificada “...O caminho em que deve andar”

- Investe na revelação de novos líderes(v.21). No reino de Deus não há exclusivismo na liderança. Ali, no meio da comunidade há muitos valores esperando para ser descobertos e utilizados. É tarefa do líder, investir na revelação desses valores à comunidade.

- Delega as tarefas de forma proporcional à capacidade de liderança de cada membro, não esquecendo das qualificações espirituais(v.21). Gente que seja apta para lidar com responsabilidades elevadas, médias e pequenas. Mas gente que seja: capaz, temente a Deus, verdadeira e generosa...

- Desenvolve uma liderança compartilhada(v.22), dando a oportunidade de membros da própria comunidade exercerem juízo em determinadas situações. Isto gerará responsabilidade nesses auxiliares que passarão a enxergar o peso da liderança com outros olhos. Em vez de serem críticos da liderança, passarão a ser defensores...

Moisés atendeu ao conselho do seu sogro(Deut.1:15-18), e assim conseguiu conduzir a nação hebréia até às portas da terra prometida, quando então, um auxiliar seu, Josué, completou a tarefa, repartindo-a em herança por todas as tribos de Israel.

Deste modo, cumpriu-se o que foi anunciado: “...Se isto fizeres, e assim Deus to mandar, poderás, então, suportar; e assim também todo este povo tornará em paz ao seu lugar”. (v.23)

Tenha um mês abençoado!

ACE

0 comentários:

Postar um comentário

Contador de visitas

Previsão do tempo

CD Levi Carvalho
-Memorando
ADQUIRA JÁ!

Seguidores

Pastor Altemar Ribeiro

Pastor Altemar Ribeiro
Contato: (74) 3065-3614 - pastor_altemar@hotmail.com