segunda-feira, 6 de junho de 2011

Avaliando o próprio crescimento

Com a exceção daqueles que experimentam um crescimento anormal, provocado, talvez por alguma enfermidade ou anomalia genética, a maioria das crianças não consegue discernir muito bem a evolução do próprio corpo, ficando muitas vezes embaraçadas quando um parente distante ou um amigo da família manifesta espanto com a estatura e as mudanças ocorridas com elas, em tão pouco tempo. Nem mesmo os pais, ou os irmãos que convivem diariamente com elas, percebem esse crescimento, são os outros, os de fora, que percebem primeiro as tais modificações provocadas pelo crescimento.

Em relação ao nosso crescimento espiritual acontece algo semelhante. Muitos irmãos ficam impacientes e desanimados afirmando que não percebem muita evolução em sua carreira espiritual, considerando-se verdadeiros fracassos na igreja e julgando inválido todo o tempo decorrido desde sua conversão até o presente momento. Pensam até mesmo em desistir por conta dessa sensação de imobilidade...

Não conseguimos discernir com muita exatidão a nossa própria evolução espiritual, e por isso precisamos de dois instrumentos que juntos formam o medidor ideal do nosso desenvolvimento espiritual. A igreja e a Palavra.

É no convívio da igreja que somos avaliados, testados e experimentados, recebendo os elogios e as críticas que a nossa postura produz, gerando um balanço que pode nos ajudar a ter um desempenho melhor na nossa carreira cristã. A Palavra, por sua vez, é o espelho(Tg.1:23,24), diante do qual somos confrontados com nossas deficiências e nossos avanços, gerando um diagnóstico infalível em relação ao nosso comportamento e às nossas ações em todos os setores da vida. Além disso, ela serve para corrigir e apontar o caminho certo pelo qual encontraremos o desenvolvimento necessário à nossa maturidade(2ªTm. 3:16,17).

Assim como aquela criança que está em processo de crescimento, mas não consegue aferir o quanto está crescendo, precisando ouvir de outros o quanto está evoluindo, assim é o crente em relação ao seu crescimento espiritual. Ele precisa ouvir da igreja como está o seu desenvolvimento na fé, e, muito mais, da Palavra, a fim de ter um diagnóstico acertado para o próprio desenvolvimento espiritual.

Por essa razão, ter um convívio freqüente à sua comunidade e desenvolver o bendito hábito de estudar a Palavra de Deus, são práticas imprescindíveis para o crente avaliar como anda o seu crescimento espiritual.

Você deseja descobrir como anda o nível do seu crescimento espiritual? Seja assíduo à sua igreja e leia diariamente a Palavra de Deus! Desta forma você poderá clamar: “Sonda-me ó Deus e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno(Sl.139:23,24).

0 comentários:

Postar um comentário

Contador de visitas

Previsão do tempo

CD Levi Carvalho
-Memorando
ADQUIRA JÁ!

Seguidores

Pastor Altemar Ribeiro

Pastor Altemar Ribeiro
Contato: (74) 3065-3614 - pastor_altemar@hotmail.com