quarta-feira, 6 de julho de 2011

Se alguém aspira o episcopado... (1ªTM.3:1-7)

O dicionário de Aurélio nos informa que o verbo aspirar pode significar: Desejar vivamente; pretender.

A frase em epígrafe, faz parte da passagem de 1ª Timóteo 3:1-13, em que o apóstolo Paulo trata dos requisitos para a indicação de oficiais Presbíteros e Diáconos, para a administração espiritual das igrejas recém-implantadas em suas viagens missionárias.

Gosto da maneira como o apóstolo aborda o tema, porque até aquele momento, a indicação de líderes espirituais tanto para a estrutura judaica de culto, como para a igreja do Senhor Jesus, havia ocorrido de modo bastante particular, no qual, uma linhagem especial era indicada para o serviço sagrado(como no caso do sacerdócio Arônico), ou o próprio Deus escolhia os seus servidores(como a escolha dos 12). Em nenhuma das situações fica claro se tal escolha era fruto da aspiração pessoal do indivíduo, ou se ele simplesmente submetia-se ao chamado, sentindo-se assim um afortunado por ter sido escolhido pela providência divina.

Já no texto em foco, Paulo nos coloca diante de uma mentalidade inovadora: A possibilidade do indivíduo aspirar, desejar vivamente, pretender, fazer parte da classe dirigente da igreja do Senhor Jesus. Observe que não se trata mais de apenas ser escolhido e depois sentir-se agradecido pela escolha, mas de desejar investir toda a sua vida em um oficio espiritual para o serviço do Reino de Deus. Parece que Paulo quer deixar claro que com o novo nascimento somos habilitados de novo, a desejar as coisas espirituais e cumprir os propósitos de Deus em nossa vida...

Dessa forma, não há nada de errado em alguém desejar ser um pastor, presbítero ou um diácono na igreja do Senhor Jesus, (desde que tenha passado pelo novo nascimento). É, sim, uma excelente escolha, segundo as palavras do próprio apóstolo. Ele diz: ”...se alguém aspira ao episcopado(condição de bispo), excelente obra almeja...”(1ªTm.3:1). É necessário apenas que aquele que nutre tal anseio no coração fique ciente da grandiosidade da missão e da tamanha responsabilidade que um passo como esse exige. São requisitos imprescindíveis para o fiel cumprimento da missão(1ª Tm.3:2-13).

Amado irmão, se você sente o profundo desejo de cumprir a tarefa de um presbítero, ou de um diácono, ou diaconisa em sua igreja, não fique envergonhado, achando que é falta de espiritualidade, desejar tal posição. Busque ao Senhor em oração e então manifeste a sua aspiração, pois, não há nada de errado em ser um voluntário para a obra do Senhor. Seja um aspirante ao serviço do Senhor!

0 comentários:

Postar um comentário

Contador de visitas

Previsão do tempo

CD Levi Carvalho
-Memorando
ADQUIRA JÁ!

Seguidores

Pastor Altemar Ribeiro

Pastor Altemar Ribeiro
Contato: (74) 3065-3614 - pastor_altemar@hotmail.com