domingo, 7 de agosto de 2011

“Não sejais como o cavalo ou a mula…” Salmo 32:8-9

Pode parecer uma comparação infeliz, mas é exatamente dessa maneira que homens e mulheres se comportam, em determinadas situações da vida. Seguem, obstinadamente, em rota de colisão com a instrução do Senhor, ignorando todos os sábios conselhos emitidos pela Palavra de Deus e agindo com total indiferença aos apelos da sensatez e da coerência cristã. Só obedecem à força dos “cabrestos” e “freios”, instrumentos que são próprios aos irracionais, seres desprovidos da bênção do bom senso e da sábia ponderação.

A terrível experiência que Davi vivenciou após o episódio do adultério com Bate-seba, deve tê-lo levado a refletir dessa maneira, comparando a trajetória do homem que deliberadamente resolve transgredir a lei de Deus, com a carreira de animais irracionais, que só podem ser contidos pelo uso da força e da severa punição. Isso porque, quando entramos na rota do pecado, agimos dessa maneira. Somos alertados pelo Espírito Santo, ouvimos pregações que questionam a nossa postura, recebemos conselhos de irmãos que se preocupam conosco, mas ignoramos a tudo e a todos, e, então, descambamos ladeira abaixo, sendo freados somente depois de termos chafurdado bastante na lama do fracasso.

A grande lição que Davi nos oferece com essa reflexão, é a necessidade de sermos mais flexíveis, de mantermos nossos ouvidos atentos à instrução, de acatarmos os conselhos que recebemos na caminhada. Observe o versículo 8: “Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho em que deves seguir; e sob as minhas vistas, te darei conselho”. Em outras palavras, quando aceitamos a instrução da Palavra e acolhemos o conselho do Senhor, evitamos a ladeira da teimosia e da obstinação e assim ficamos livres dos “freios” e “cabrestos” usados pelos animais de carga citados no versículo 9.

Meus irmãos, se desejamos evitar a descida ao fundo do poço, precisamos ouvir a instrução do Senhor e os seus sábios conselhos, e mudarmos, o quanto antes, a direção que estamos seguindo desenfreadamente, caso contrário, podemos ser surpreendidos pelos “freios” e “cabrestos” da disciplina do Senhor, que muitas vezes deixam marcas indeléveis em nossa alma e até em nosso corpo(Sl.32:3-4)...

Tenham um mês abençoado!

0 comentários:

Postar um comentário

Contador de visitas

Previsão do tempo

CD Levi Carvalho
-Memorando
ADQUIRA JÁ!

Seguidores

Pastor Altemar Ribeiro

Pastor Altemar Ribeiro
Contato: (74) 3065-3614 - pastor_altemar@hotmail.com