segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Sejam pacientes…

O conceito de paciência para uma sociedade habituada ao ritmo acelerado do século XXI parece não encaixar-se muito bem num ambiente aonde o que vigora são as tarefas On-line, em que a maioria dos serviços oferecidos precisam rodar a velocidades cada vez maiores, na tentativa de agradar a clientes que não têm tempo a perder. O computador precisa ser o mais sofisticado, capaz de realizar tarefas simultâneas sem perda de qualidade nem de agilidade na execução. A comida precisa ser do tipo fast-food, ou apenas aquecida ao “plim” do microondas. E o meio de transporte, tão eficaz quanto os trens-bala que cruzam a Europa e o Japão a velocidades acima dos 300 Km por hora...

O conselho do apóstolo Tiago, no entanto, é que sejamos pacientes: “Sede, pois, irmãos, pacientes, até à vinda do Senhor...” (Tg. 5:7a). Ele argumenta apresentando-nos pelo menos 3 modelos de paciência da sua observação e chama-nos atenção contra a murmuração e o queixume, muito comuns a pessoas apressadas ou habituadas ao ativismo exagerado.

O LAVRADOR(v.7): No contexto em que ele vivia, as técnicas de irrigação eram obsoletas, pois havia poucos rios disponíveis. O lavrador precisava esperar as primeiras e as últimas chuvas para depois usufruir dos frutos. Isso requeria bastante paciência...

OS PROFETAS(v.10): Muitos profetas testemunharam ao povo por gerações inteiras sem, contudo, verem arrependimento em seus ouvintes. Mesmo assim, eles não desistiam e continuavam a falar em nome do Senhor, na esperança de que algum dia o milagre acontecesse.

O PATRIARCA JÓ(v.11): Por fim, Tiago apresenta o exemplo, máximo de paciência da Antiga Aliança, que foi o patriarca Jó. Este viveu debaixo de um sofrimento inimaginável para qualquer um de nós na presente era, sendo atingido na perda dos bens, da família e até mesmo da própria saúde, mas esperou pacientemente através da afirmação: “Porque eu sei que o meu redentor vive e por fim se levantará sobre a terra...” (Jó 19:25).

Amados, deixando de lado a pressão da sociedade que exige urgência em todas as coisas, atentemos para as palavras do escritor sagrado, e tenhamos paciência em todas as nossas ações, lembrando que assim como o lavrador obtém seu bom fruto, o profeta têm a sua palavra cumprida e aquele que é provado como Jó, recebe a sua recompensa, assim também nós, poderemos usufruir dos frutos da nossa paciência, sendo abundantemente recompensados pela generosidade do Senhor.

Neste ano que se inicia, tenha paciência consigo mesmo, com as pessoas à sua volta, com as circunstâncias em que está envolvido, e evite viver queixando-se de seus irmãos ou murmurando a todo instante, pois isso traz o julgamento de Deus para aquele que o pratica.

Que Deus nos dê um 2011 abençoado e com muita paciência!

0 comentários:

Postar um comentário

Contador de visitas

Previsão do tempo

CD Levi Carvalho
-Memorando
ADQUIRA JÁ!

Seguidores

Pastor Altemar Ribeiro

Pastor Altemar Ribeiro
Contato: (74) 3065-3614 - pastor_altemar@hotmail.com