sexta-feira, 8 de abril de 2011

Provação e Sabedoria

A provação é o método que Deus usa para aprovar seus filhos. Nenhum cristão verdadeiro está livre da metodologia utilizada por Deus. Mas o que fazer diante da prova? Qual deve ser o comportamento do crente diante deste processo?

A carta de Tiago tem as respostas apropriadas às perguntas feitas acima. Vejamos, então, os conselhos de Tiago:

O verso 2 nos ensina algo importante sobre a provação, ele afirma que devemos nos alegrar com a provação. Isto não significa que não podemos nos entristecer, pelo contrário, apenas aponta para nossa confiança no alvo final de Deus, que é nossa aprovação. É óbvio que podemos gemer, pois Deus sabe que somos pó, mas o resultado final de tantas provações nos enche de alegria, pois sabemos que o fim desejado por Deus para nós está se cumprindo.

A provação tem caráter variado, é a ideia de multiforme, ou seja, várias formas de provações. Apesar desta variação de provas, nos tornamos sabedores de que estes eventos produzem perseverança (cf o verso 3). Esta é a palavra-chave deste bloco e dos seguintes. Perseverar é se manter firme quando tudo parece dar errado. Esta perseverança deve ter trabalho completo, deve nos tornar perfeitos, ou seja, completo em todas as partes, porções.

Mas o fato é que alguma parte pode faltar em nós. Aqui em Tiago o que falta é sabedoria. Tiago trata deste assunto até o verso 8. Este texto parece não ter conexão com os versículos anteriores. Contudo há ligação natural entre os versos anteriores e estes. A provação tem como alvo final nos tornar completos, sem falta em nenhuma parte. Contudo é comum nas provações agirmos sem sabedoria. Por esta razão é necessário que sejamos humildes e peçamos sabedoria a Deus. Os descrentes costumam agir por impulso nos momentos de dificuldades, também podemos agir assim. Mas o fato é que devemos ser completos em todas as dimensões da vida e sabedoria é uma parte extremamente necessária. Deus dá tal sabedoria sem lançar em rosto, não joga na cara; ele dá liberalmente.

Todavia, uma condição é estabelecida na hora de pedir a Deus sabedoria. Não devemos duvidar. Tiago utiliza duas figuras para ilustrar este problema. Primeiro tal homem é semelhante às ondas do mar. Não há local fixo para as ondas, a inconstância é a marca. Em segundo lugar, Tiago compara o crente duvidoso ao homem que tem duas almas. Tal homem não tem segurança nas suas decisões, ora ele é dirigido por uma alma, ora por outra. Tal homem nada recebe de Deus, pois é inconstante em todos os seus caminhos.

Este ensino inspirado tem muito a nos dizer. Na provação devemos nos alegrar e se algo nos faltar, sabedoria, por exemplo, devemos pedir a Deus sem duvidar. Deus vos abençoe.

Miss.Felipe Alves

0 comentários:

Postar um comentário

Contador de visitas

Previsão do tempo

CD Levi Carvalho
-Memorando
ADQUIRA JÁ!

Seguidores

Pastor Altemar Ribeiro

Pastor Altemar Ribeiro
Contato: (74) 3065-3614 - pastor_altemar@hotmail.com